CORTISOL, O HORMÔNIO DO ESTRESSE!
abril 4, 2018
A Importância do Ômega3
maio 18, 2018
Show all

TESTOSTERONA x ESTROGÊNIO

Hoje falarei sobre a conversão da TESTOSTERONA (Hormônio Masculino) em ESTROGÊNIO (Hormônio Feminino) pela enzima AROMATASE. A Testosterona é um hormônio necessário tanto para homens como para mulheres para manter a massa muscular esquelética, manter sua energia corporal, diminuir o percentual de gordura corporal, e até motivá-lo a sair da cama para trabalhar e treinar, e é claro, dar um impulso na sua libido. (Desejo sexual). Mas um problema que ocorre com muitos homens e mulheres é que parte da sua testosterona está se convertendo em estrogênio. Isso não só causa perda de energia, aumento de peso, fadiga e dificuldade em manter e aumentar massa muscular ao seu corpo, mas também leva ao que se chama “DOMINÂNCIA DE ESTROGÊNIO”, o que o torna mais suscetível a uma série de outros problemas, incluindo câncer. Para os homens, um sinal óbvio de excesso de estrogênio é um aumento do tecido adiposo ao redor dos peito (Lipomastia) ou aumento do tecido mamário (Ginecomastia). Para as mulheres, o estrogênio é associado com fibromas, alterações de humor, dificuldade em adormecer, sintomas da menopausa e, claro, falta de libido e energia. A dominância do estrogênio é muitas vezes considerada como uma desordem única feminina, no entanto, os homens também sofrem com ela e a exposição excessiva a compostos com estrogênio (Xenoestrógenos) tornou cada vez mais comum.

O que acelera o processo de conversão para homens e mulheres é a ativação de uma enzima chamada AROMATASE. O excesso carboidratos de refinados, farinha branca processada e açúcar causam o maior aumento da aromatase. Portanto, uma das últimas coisas que você quer comer são refeições ricas em carboidratos simples, especialmente à noite. Isso irá desencadear a maior conversão de sua testosterona em estrogênio para homens e mulheres. Além destes fatores nutricionais, a falta de alimentos ricos em Zinco levam a uma queda deste mineral no organismo, e consequentemente aumenta os níveis de Aromatase.

Compreender a dominância do estrógeno masculino:

A faixa saudável de estradiol está entre 15 e 60 pg/ml. Quando o estradiol sobe mais alto do que isso, ou quando os níveis de testosterona caem muito baixos para equilibrar o estrogênio, ocorre o domínio estrogênico.

SINTOMAS DE DOMINÂNCIA DE ESTROGÊNIO:

A dominância de estrogênio pode causar: fadiga mental, problemas de memória, incapacidade de concentração, mau humor, irritabilidade, hipersensibilidade emocional, insônia, fadiga física implacável, depressão, obesidade, perda óssea, dor nas costas, dores de cabeça e colesterol alto.

Domínio de estrogênio e sua vida sexual

O domínio de estrogênio pode causar: Perda de libido, incapacidade de obter e / ou manter uma ereção, baixa contagem de espermatozoides, infertilidade, incapacidade para o orgasmo e aumento do peito masculino.

Domínio de estrogênio e saúde da próstata

À medida que os níveis de estradiol escalam, o tamanho da próstata e os tecidos fibrosos aumentam. Isso torna difícil urinar e aumenta o risco de câncer de próstata e hiperplasia prostática benigna (HBP).

Quatro principais causas de dominância de estrogênio em homens

Causa # 1: Dieta:

Os produtos de origem animal são importantes contribuintes de dominância de estrogênio. Os produtos não orgânicos e os alimentos processados ​​deles, também podem contribuir para a dominância dos estrogênios porque são cultivados com herbicidas e pesticidas que imitam o estrogênio.

Causa # 2: Obesidade:

Os tecidos gordurosos são ricos em uma enzima que converte proteína em testosterona, e testosterona em estradiol; quanto mais gordo você tiver, maiores serão os níveis de estradiol. O estrogênio também é armazenado em células de gordura, então, se você está acima do peso, você precisará perder o excesso de células de gordura para reverter a dominância do estrogênio.

Causa # 3: Excesso de cafeína e álcool:

As bebidas com cafeína são principais gatilhos de dominância de estrogênio. O álcool também é problemático porque as plantas usadas para produzir bebidas alcoólicas contêm compostos semelhantes a estrogênios que imitam o estrogênio no organismo.

Causa # 4: Roupa Íntima inadequada:

A roupa intima apertada e quente força os testículos a serem espremidos contra o corpo, o que reduz o fluxo de sangue aos testículos e faz com que ele superaqueça. Esses dois fatores levaram a um aumento do estradiol e a uma diminuição da testosterona. O estrogênio também é armazenado em células de gordura, então, se você está acima do peso, você precisará perder o excesso de células de gordura para reverter a dominância do estrogênio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *