Importância do acompanhamento e retorno ao nutricionista

Avaliação e consultoria nutricional individualizada
novembro 13, 2017

Nossas consultas, contam com 2 retornos, porém em alguns casos se faz necessário um acompanhamento de maior data, principalmente nos casos de intervenções cirúrgicas que visam reduzir a obesidade, onde alertamos na necessidade de acompanhamento nutricional periódico a longo prazo para garantir o estado nutricional dos pacientes.

Objetivo – Avaliar a adesão ao acompanhamento nutricional periódico dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

Métodos – São coletados dados das fichas de cadastro do serviço de nutrição de pacientes que realizaram operação bariátrica.

Resultados – De 469 fichas avaliadas, 83% eram de mulheres e 16,8% de homens com média de idade de 38,2 ± 12,03 anos. O acompanhamento apresentou média de 2,04 ± 0,77 consultas no pré-operatório e 3,4 ± 9,19 consultas no pós-operatório e houve redução progressiva da assiduidade destes pacientes em relação ao tempo pós-cirúrgico.

Conclusão – Dentre os resultados verificou-se alta evasão no acompanhamento nutricional no pós-operatório, sendo preocupante a alta desistência principalmente após dois anos, o que pode resultar em complicações metabólicas e recuperação do peso perdido.